Iluminismo: Voltaire
ILUMINISMO
O iluminismo foi um movimento contrário ao absolutismo, suas práticas surgiram na Inglaterra, na França e na Holanda durante da Idade Moderna. Sua função era substituir a visão teocêntrica que a Europa tinha e que foi espalhada na Idade Média por uma visão mais racional.
As ideias iluministas eram para iluminar as trevas em que a sociedade vivia, cercada de mistérios e crenças religiosas. Essa nova olhar trazia uma liberdade tanto na área política, quanto na econômica. Segundo eles, o homem parou de evoluir e através do iluminismo ele poderia ter a chance de investigar cientificamente e buscar respostas sobre perguntas que antes somente eram respondidas por meio da fé.
No caso do Iluminismo, o princípio da Idade Média ser contrariada era o de que as coisas aconteciam pura e simplesmente pela vontade divina. O Iluminismo tinha alguns pontos lógicos, logo, buscavam uma explicação científica para todo fenômeno que aconteciam ao seu redor. Além disso, seus pensadores atuaram nas mais diversas áreas científicas: economia, filosofia, sociologia, física e etc.
O iluminismo tornou-se intenso nesses países, ainda mais na França e atingiu o seu apogeu no século XVIII, sendo chamado de Século das Luzes. Essas ideias trouxeram seguidores e foram as principais motivações para o surgimento da Revolução Francesa, cujo lema era liberdade, igualdade e fraternidade.
Esse movimento também inspirou a Inconfidência Mineira no Brasil e a Independência das Colônias Inglesas na América do Norte.
Os iluministas acreditavam que o homem era bom e Deus estava dentro dele e na natureza, sendo que o homem poderia encontrá-lo por meio da razão, vivendo uma vida reta e piedosa. Assim, eles rejeitavam algumas práticas do século como:
As ordens da igreja católica;
O absolutismo do rei;
Os privilégios da nobreza e do clero;
O mercantilismo, etc.
A Teoria Iluminista francesa contou com o apoio de grandes intelectuais da época, e uma delas foi Voltaire (1694-1778). Voltaire assumiu uma percepção extremamente crítica do ideário iluminista, escritor competente e intelectual, ele criticava fortemente os privilégios da nobreza e do clero, apesar de acreditar em Deus suas posições o levaram ao exílio na Inglaterra, onde entrou em contato com as ideias de Jonh Locke e Isaac Newton. O iluminista pregava a liberdade de expressão e a igualdade de direitos, lutava contra a opressão absolutista, mas reconhecia em suas reflexões políticas que alguns países, os mais atrasados, deveriam ser governados por monarcas centralizadores acompanhados por pensadores iluministas; era o despotismo esclarecido tomando forma. Apesar de assumir posições favoráveis à liberdade e igualdade de direitos, Voltaire não encarava com bons olhos a população mais pobre, desprezando-a completamente.
Principais pensadores iluministas
- Voltaire (1694 - 1778)
- Montesquieu (1689 - 1755)
- Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778)
- John Locke (1632 - 1704)
- Denis Diderot (1713 - 1784)
- Jean le Rond d'Alembert (1717 - 1783)
- Adam Smith (1723 - 1790)
Comentários
Postar um comentário